quarta-feira, 18 de junho de 2014

Epigrafia na Autrigónia Antiga - Tese

FUNERARY AND RELIGIOUS COMMEMORATION IN THE ROMAN EPIGRAPHY  OF THE AUTRIGONES


Fernández Corral, Marta: Funerary and Religious Commemoration in Roman Era Epigraphy of Northern Hispania: The Area of the Autrigones. Universidad del Pais Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea. 2014


Sinopse: 

A tese apresenta o estudo de monumentos epigráficos funerários e religiosos localizados na área de Autrigões desde a época romana. Para isso, realiza-se um corpus atualizado e completo das inscrições através da sua autópsia e da compilação bibliográfica. Com base nessas fontes, analisa-se o contexto e as características das práticas funerárias na área, podendo identificar tanto os processos presentes no Império como um todo quanto os particulares típicos da Hispânia ou da região.

O estudo da cronologia sugere um período que se iniciaria a partir do reinado de Augusto e que teve uma produção relativamente abundante até, possivelmente, a segunda metade do século III. Pensamos, no entanto, que alguns fatores poderão sugerir uma produção algo mais tardia: a tipologia dos monumentos responde na maior parte dos casos a modelos romanos. A estela é o suporte mais utilizado e o calcário é o material predominante. Quanto à decoração, repetem-se temas conhecidos em todo o mundo clássico, como motivos geométricos, vegetais e astrais.

Podemos assinalar, no entanto, que, pelo menos com algumas excepções, não se observa uma qualidade notável. O seu estudo da epigrafia permite perceber quem eram as pessoas representadas nos epitáfios, tanto os defuntos como os dedicantes, abordando-se ademais a relação que os unia, e qual pudera ser seu significado social. 

Temas como quais eram os grupos sociais mais representados?; quais eram as qualidades ou valores morais que predominavam? e os aspetos diferenciais das mortes infantis, entre outros, são analisados minuciosamente. No caso das inscrições religiosas, o seu estudo permite observar práticas comemorativas de tipo romano tanto entre as dedicatórias às divindades locais como latinas.

A prática epigráfica mostra um complexo processo de transferência cultural através do qual os ritos foram reformulados e adaptados à uma nova realidade. A análise dos nomes pessoais mostra um uso majoritário de estruturas nominais romanas, embora estejam presentes antropónimos de tipologia indígena, mas na maioria das vezes já inseridos dentro do sistema romano.

Em conclusão, aprecia-se um conjunto em que se reproduzem as práticas comemorativas romanas de tipo funerário e religioso, tanto nas suas características externas como internas, adaptando-as em certa medida às realidades locais mas seguindo as tendências gerais do Império.


INDEX


Descarregar a tese no enlace da:  UPV/EHU

domingo, 15 de junho de 2014

AnthropoBase - Antropologia On-line

AnthroBase
Searchable, multilingual database of anthropological texts


AnthroBase é um banco de dados multilingue de artigos, teses, ensaios, relatórios, documentos de conferências, notas de campo, etc., escritos por antropólogos e outros interessados na diversidade social e cultural. Autores mantêm os direitos autorais de seus textos e pode retirar os seus textos a partir do banco de dados em qualquer momento.


Textos antropológicos formam o núcleo da coleção, mas nós convidamos contribuições de filósofos, historiadores, pedagogos, cientistas políticos, psicólogos, linguistas, economistas, jornalistas e outras pessoas com interesses relacionados. AnthroBase hoje contém textos em Dinamarquês, Inglês, Alemão, Norueguês, Espanhol e Sueco. Também tomamos textos em francês e russo.


A base de dados entrou em funcionamento em maio de 2001. A coleção desde então expandiu-se consideravelmente, não só em tamanho, mas em cobertura regional e temática, bem como o estilo analítico. O banco de dados se encontra dividido em autores, coleções, temática, temática e regiões que abrangem os 5 continentes (Europa, África, Ásia, América e Oceânia)


+INFO no site de:  AnthropoBase

sábado, 14 de junho de 2014

Ficheiro Epigráfico 119


 FICHEIRO EPIGRÁFICO 119 - 2014


Acaba de sair do prelo o último número da revista Ficheiro Epigráfico, suplemento de Conímbriga, neste número dá-se notícia de 3 novas inscrições


INDEX

509 - Fragmento de placa funerária romana de Óbidos (Conventus Scallabitanus)
José d'Encarnação, Carlos Pereira

510 - A estela funerária de Capela, Penafiel (Conventus Bracaraugustanus)
Maria João Correia Santos, Hugo Armando Miranda Pires

511 - Ara a los dioses en Pozuelo de Zarzón (Caurium - Conventus Emeritensis)
Júlio Esteban Ortega



Ir ao número da revista: FE

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Religiões da Lusitânia - Livros




A base de dados Internet Archive tem digitalizado e posto em rede para a sua descarregar os três volumes da célebre obra Religiões da Lusitânia de José Leite de Vasconcelos, um dos pioneiros da investigação arqueológica, etnográfica e filológica em Portugal


Publicada entre os anos 1897 e 1913 pela Imprensa da Casa da Moeda de Lisboa Religiões da Lusitânia constitui a primeira obra monumental de síntese sobre as religiões antigas do Portugal pré-histórico e antigo, assim como uma das primeiras da Península Ibérica.


Baseada tanto na informação arqueológica, filológica e etnográfica disponível naquele momento, assim como nas próprias pesquisas de campo de Leite de Vasconcelos em sítios arqueológicos como o santuário Endovélico em São Miguel da Mota, Alandroal (Alentejo)


Religiões da Lusitânia Vol 1: Tempos pré-históricos      PDF

Religiões da Lusitânia Vol 2: Tempos proto-históricos   PDF

Religiões da Lusitânia Vol 3: Tempos históricos             PDF



terça-feira, 10 de junho de 2014

Capacetes Hispano-Calcídicos - Apresentação


Cascos Hispano-Calcídicos

Graells, R, Lorrio, A & Quesada, F (2014): R. Graells, A.J. Lorrio, F. Quesada, Cascos Hispano-Calcídicos. Símbolo de las élites guerreras celtibéricas . RGZM, Maguncia 2014.


Hoje apresentara-se no local do Instituto Arqueológico Alemão em Madrid o livro Cascos Hispano-Calcídicos. Símbolo de las élites guerreras celtibéricas.


O Hispano-Calcídico é um tipo autóctone datável entre o s. IV e II aC Sua distribuição na Península Ibérica é ampla, mas mostra uma concentração particular na área celtibérica (Aranda de Moncayo, Prov. de Saragoça; Numancia, Muriel de La Fuente, prov. de Soria). 


A publicação analisa as características morfológicas e decorativas para aproximar-se a produção e a importância dessas armas como elementos de proteção e, ao mesmo tempo que veículos transmissores de ideias complexas, tais como poder e o rango militar. Este desenvolvimento foi o resultado do impacto da interação das atividades mercenárias no sul da Itália.


O ato decorrera às 7:30 da tarde, a entrada é livre

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Identidade e Poder na Gália - Livro


Identity and Power

Fernandez-Gotz, M., Identity and Power. The Transformation of Iron Age Societies in Northeast Gaul. Univ. of Amsterdam, 298pp.  ISBN: 9789089645975


Sinopse
Este livro traça a evolução das comunidades da Idade do Ferro, no nordeste da Gália com um foco particular sobre a região do Rim-Mosela.


Traçando a transformação das identidades sociais nessas comunidades, Manuel Fernández-Götz examina a sua organização social e política; seus ciclos de centralização e descentralização; as origens da cultura La Tène; o surgimento da oppida, ou povoados fortificados; e o significado de santuários. 


Baseando-se em dados arqueológicos, referências históricas e observação antropológica, ele dá um importante contributo para o conhecimento das sociedades da Idade do Ferro.


 INDEX



+INFO sobre o livro: Identity & Power

domingo, 8 de junho de 2014

Studies in Irish Mythology - Livro


Studies in Irish Mythology

Bondarenko, G., Studies in Irish Mythology. Curach Bhán Publications, 2014  286pp. ISBN: 978-3-942002-15-8


Sinopse
Este livro é o resultado de cerca de dez anos de pesquisa sobre o substrato mitológico das narrativas compostas e escritas nos primeiros seculos da Irlanda medieval, situandoas no contexto mais amplo das mitologias indo-européias e euro-asiáticas. Alguns capítulos deste livro foram publicados anteriormente como artigos em diferentes periódicos e atas de congressos. O livro reedita, reformula e atualiza estas contribuiçoes, juntamente com capítulos inéditos, em um único livro com o objectivo de proporcionar um leitor uma tentativa de reconstrução tentativa que de uma visão de mundo mitológico irlandês.


 INDEX



+INFO sobre o livro: Studies in Irish Mythology

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Homenagem a Fergus Kelly - Programa


One day law conference in honour of Professor Fergus Kelly

Quando: 28 Junho
Onde: Dublin


O Dublin Institute for Advanced Studies (DIAS) organiza um congresso sobre direito céltico de um dia em homenagem ao professor Fergus Kelly, na ocasião da sua retiramento. O congresso será realizada o sábado 28 de junho de 2014 na sé do DIAS


 Programa



+INFO no site do: DIAS

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Celtic Conference in Classics 2014

Celtic  Conference in Classics 2014

Quando: 25-28 Junho
Onde: Edimburgo


A idéia de uma Celtic Conference in Classics, que giraria entre países e regiões dentro de Grã-Bretanha, França e Irlanda, foi concebido em 1998, no País de Gales. 


A intenção, então como agora, foi a criação de eventos que combinam as virtudes dum pequeno congresso de especialistas, visando uma publicação conjunta, e abrindo grande ocasião de reunir classicistas e historiadores da Antiguidade com especialidades muito diferentes.



Os diversos painéis separados correram em paralelo, com os membros estimulados a migrar livremente entre eles. O objetivo acadêmico é fertilizar o debate de duas maneiras: abrir painéis de especialistas para os de outras áreas temáticas-, e para incentivar a cooperação entre estudiosos de tradições nacionais muito diferentes.


 Programa



+INFO sobre a:  Celtic Conferenca in Classics

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Arqueologia Biopolitica - Livro

Arqueologia Biopolítica

Bermejo Tirado, J., Arqueología biopolítica. La sintaxis espacial de la arquitectura doméstica romana en la Meseta oriental. La Ergastula, 2014   ISBN: 978-84-941796-6-2


Sinopse
A expansão do estado romano no Mediterrâneo levou à generalização de um conjunto de regras com as quais foram regulados certos aspetos da vida social de seus habitantes. No alvorecer do governo imperial, este quadro normativo sofre uma série de mudanças fundamentais. 


Augusto e seus sucessores estabeleceram uma série de políticas sociais destinadas a um mais eficaz e controle do estatuto de cidadania da população. Esses mecanismos de regulação social se articulavam em torno de vários níveis da vida diária, tais como impostos, a propriedade, o parentesco, a herança ou a procriação. Mas esses aparatos estatais afetaram de forma desigual aos diferentes membros de uma comunidade.



Neste livro aborda-se precisamente este problema: como essas políticas sociais romanos afetavam à vida das pessoas. Tomando como estudo de caso o território da metade oriental do Meseta, o autor se enfrenta a este problema através de três questões fundamentais: Os condicionantes culturais e materiais subjacentes à formulação das políticas sociais promulgadas pelos governantes romanos? Como é que estas políticas afetam a vida diária dos habitantes desta região? Que resposta fez essas políticas por parte dos seus habitantes?


Para tentar responder a estas questões se baseia em uma análise comparativa de vários tipos de fontes (arqueológica, epigráfica, jurídica, etc.). Através do agrupamento dessas informações realiza-se uma caracterização histórica do impacto de alguns desses mecanismos de coerção social nos habitantes da região e as suas implicações nos diversos âmbitos da vida quotidiana

 INDEX



+INFO sobre o livro: Arqueologia Biopolitica

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Debatindo a Assembleia no Norte da Europa

Debating the Thing in the North I
Journal of the North Atlantic, special vol. 5


INDEX

Debating the Thing in the North I: Introduction and Acknowledgments  p. 1
Alexandra Sanmark, Sarah Semple, Natascha Mehler & Frode Iversen


Research Articles

Concilium and Pagus—Revisiting the Early Germanic Thing System of Northern Europe  p. 5
Frode Iversen

Þing goða—The Mythological Assembly Site  p. 18
Nanna Løkka

Sacred Legal Places in Eddic Poetry: Reflected in Real Life?  p. 28
Anne Irene Riisøy

State Formation, Administrative Areas, and Thing Sites in the Borgarthing Law Province, Southeast Norway  p. 42
Marie Ødegaard

Tracing Medieval Administrative Systems: Hardanger, Western Norway  p. 64
Halldis Hobæk

Governance at the Anglo-Scandinavian Interface: Hundredal Organization in the Southern Danelaw  p. 76
John Baker and Stuart Brookes

Patterns of Assembly: Norse Thing Sites in Shetland   p. 96
Alexandra Sanmark

What is in a Booth? Material Symbolism at Icelandic Assembly Sites  p. 111
Orri Vésteinsson


+INFO no site de:  JONA

Postclassical Archaeologies 4 - 2014


Postclassical Archaeologies Nº 4


                                           INDEX



Ir ao numero da revista: Postclassical Archaeologies