Dentro de nossa secção sobre recursos em Internet não podíamos menos que falar desta iniciativa dá Universidade de Mirail (França) de edição online de uma dessas obras cujo só nome resulta (como o CIL, oU Pauly-Wissowa, etc.) mítico de por si próprio, como monumento de uma época, cecais a mais gloriosa, das Ciências da Antiguidade. O "Dicionário de Antiguidades Gregas e Romanas" começou a se publicar a partires do 1877 e segui com regularidade até 1919, constando finalmente de 10 volumes.
Conhecido como o "Daremberg", pelo nome de seu primeiro editor, Charles Daremberg, nesta empresa participaram todos os grandes nomes da ciência francesa da época. A obra localiza-se num contexto europeu de rivalidades em torno das Ciências da Antiguidade, e numa época na que saem à luz outras magnas obras de erudiçom sobre o Mundo Antigo, como a Realencyclopädie der Altertumswissenchaft cujo primeiro volume sai em 1894 ou o Dizionario epigrafico dei antichità romana editado no 1886.
A posta online do Daremberg-Saglio a texto completo dá um passo mais ao facilitar o acesso tanto a pesquisadores como a estudantes que dão seus primeiros passos a uma obra ainda hoje em dia de referência clássica mas agora já a cada vez mais difícil de conseguir inclusos nas nossas bibliotecas universitárias
Ir ao site do: Daremberg-Saglio On-Line