terça-feira, 30 de setembro de 2014

De Aldeas a Cidades - Livro


De Aldeas a Ciudades

Armendáriz Martija, Javier, De aldeas a ciudades. El poblamiento durante el primer milenio a.C. en Navarra. Gobierno de Navarra & Institución Príncipe de Viana, Trabajos de arqueología navarra. Monografías arqueológicas Nº 2, 2008   ISBN: 978-84-235-3101-1


Sinopse
No primeiro milénio a.C é um momento trascendental na conformação histórica dos grupos humanos que habitaram o território da atual Comunidade Foral de Navara, já que pela primeira vez aldeias,


povoados e cidades que se criaram com uma verdadeira entidade arquitetónica e estruturados urbanamente, proporcionaram aos seus habitantes estabilidade espacial prolongada.


Com este trabalho, o autor aborda uma revisão historiográfica e propõe as hipóteses iniciais da investigação, para continuar com a reconstrução da dinâmica e desenvolvimento populacional no que hoje é Navarra.



Descarrega o livro em:  Cervantesvirtual

Casas Circulares na Britania - Palestra

Prehistoric roundhouses of northern Britain
Origins and development

Dr Rachel Pope (University of Liverpool)
15 Abril 2014 Aberdeen


Resume
Esta apresentação detalha a pesquisa recente em estudos sobre os recintos domésticos pré-históricos britânicos, incluindo o trabalho em breve-a-ser-publicado sobre as datações de C-14, dos vestígios das casas circulais escocesas. 


Este trabalho permitiu datar os quatro principais tipos de casas pré-históricos da Idade do Bronze e de começos da Idade do Ferro na Escócia, e ofereceu assim mesmo aportações sobre as tradições associadas de uso da terra.


Isto pranteja questões importantes sobre as origens dos asentamentos com casas circulais na Grã-Bretanha, que pode ser visto como um grande episódio de mudança social que ocorre na região entre 850-750 aC, e as datas aceitadas para a transição entre bronze antigo e medio




+INFO no site:  Society of Antiquaries of Scotland

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Os Celtas no Norte da Itália - Livro

Les Celtes et l’Italie du Nord
I Celti e l’Italia del Nord

Barral, Ph; Guillaumet, J-P; Roulière-Lambert, M.J, Saracino, M & Vitali, D. (dir), Les Celtes et l’Italie du Nord. Premier et Second Âges du Fer /I Celti e l’Italia del Nord. Prima e Seconda Etâ del Ferro. Actes du 36ème colloque international de l'AFEAF. Revue Archéologique de l’Est, Supplément Nº 36, S.A.E, Dijon 2014, 740pp.   ISBN 978-2-915544-27-5


Sinopse
O colóquio de Vérona foi a ocasião de apresentar diante dos especialistas as descobertas e resultados das investigações mais recentes efetuadas no norte da Itália. Também foi uma ocasião de intercâmbios de conhecimentos sobre uma Itália Cisalpina fortemente unida, desde sempre à Transalpina.


Os trabalhos dos archéologos acrescentaram-se com os dos linguistas e numismáticos, que contribuem a um enriquecimento fundamental do nosso conhecimento sobre a Gália Cisalpina, « laboratório » onde Roma pôs em prova as modalidades de conquista e de gestão que ia aplicar no mundo transalpino alguns anos mais tarde.

Inscripção em lingua lepontica de Prestino

Os temas ilustrados nas sessenta contribuições apresentadas neste volume são complementarias e constituem um conjunto de informações que atestiguan a rápida renovação dos dados sobre uma grande parte da Europa ocidental para o período compreendido entre o VII e o I século antes nossa era, particularmente sobre a questão das relações entre as comunidades protohistoriques ao norte e ao sul de Alpes.


 INDEX



+INFO sobre o livro: Les Celtes et l´Italia du Nord

sábado, 27 de setembro de 2014

Lexicon Leponticum - Base de Dados

Lexicon Leponticum


O Lexicon Leponticum (LexLep) é uma plataforma web interactiva baseada na aplicação de codigo aberto MediaWiki. A finalidade de LexLep é por a ponto um dicionário interativo de Lepóntico e Galo Cisalpino de acesso livre para todos os utentes. 


Além de informação sobre as características linguísticas e etimológicas da língua Lepóntica, inclui dados substanciais sobre a epigrafia, a arqueologia e contexto histórico das inscrisões.


LexLep é um léxico vivo comparável a outras Wikis. O seu conteúdo medrá e é revisado constantemente. No seu estado actual LexLep é um recurso valioso e inovador sobre linguística histórica celtica, contudo, tem que ser lembrado que não é uma edição final, acabada. 


Quando o LexLep esteja acabado, o sitio web será anfitrião de um potente lexico multimédia das línguas de Celtica faladas no primeiro milénio a.C na Itália do norte e Suíça do sul. O coração do lexicon é uma edição de todos os materiais com evidências de lepontic e galo cisalpino (epigrafia, moedas, cerâmica), e um dicionário etimológico das palavras atestadas


O sítio foi criado dentro do projecto intitulado An Interactive online etymological dictionary of Lepontic, financiado pelo the FWF (Fonds zur Förderung der wissenschaftlichen Forschung) do Fundo para a Ciência austríaco.



O financiamento inicial decorreu desde Sept 2009 até junho de 2011. Em março do 2012 foi recebida uma fonte de financiamente adicional por parte do Celtic Research Trust da Ilha de Man. A equipa do LexLep é dirigida pelo linguista David Stifter da Universidade de Gales


+INFO no site do:  Lexicon Leponticum

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Epigrafía Carpetana e Celtibera - Livro


Epigrafía Paleohispánica 
entre Carpetania y Celtiberia

Gamo Pazos, E., Epigrafía paleohispánica entre Carpetania y Celtiberia. La Ergastula, Madrid, 2014 170pp.  ISBN: 978-84-941796-9-3


Sinopse
Este livro constitui um autêntico corpus da epigrafía em signarios paleohispánicos encontrada entre os territórios da Celtiberia e a Carpetania, na atual província de Guadalajara. O trabalho inclui todas as epígrafes que se encontraram escritos sobre diferentes suportes, como placas de bronze ou recipientes cerâmicos.


O trabalho não só se pára na recopilação e descrição dos achados, senão que aborda o estudo da cada uma das peças para determinar o seu contexto arqueológico e a sua cronologia, algo inovador frente à descontextualização de grande parte dos epigrafes paleohispánicos conhecidos até a data. Todo isso aprofunda o nosso conhecimento sobre o momento em que começou o hábito epigráfico entre os celtíberos e carpetanos, que se foi generalizando coa influência romana.


 INDEX



+INFO sobre o livro: Epigrafia Paleohispánica entre...

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Saeculum Augustum - Congresso

XIV A.D. SAECVLVM AVGVSTVM
O Século de Augusto

Quando: 24-26 Setembro
Onde:  Lisboa


Em 2014 farão dois mil anos desde a morte de um dos personagens mais decisivo na historia. A ele devemos, por exemplo, uma parte considerável do que conhecemos hoje como a Europa. A sua importância é tal que ainda hoje os historiadores designam o seu tempo como A Era de Augusto. Isso é mais que abundo para celebrar este ano como o Ano de Augusto.


É por isto que o Centro de Estudos Clássicos, o Centro de História e o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa junto com Centro de Historia da Arte e Investigaç ões Artísticas da Universidade de Évora,a Universidade da Madeira e a Università degli Studi de Bari


Aldo Moro, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Estudos Clássicos, decidiu toorganizar uma conferência internacional a em Lisboa intitulada XIV a.C Saeculum Augustum que decorrera os próximos dias

 Programa e Resumos



+INFO sobre o Congresso: Saeculum Augustum

sábado, 20 de setembro de 2014

Clastres e as Sociedades Antigas - Livro


Pierre Clastres y las Sociedades Antiguas

Campagno, M. (ed.), Pierre Clastres y las sociedades antiguas. Colección Estudios del Mediterráneo Antiguo – PEFSCEA Nº 9, Buenos Aires, 2014


Sinopse
Embora a obra de Clastres centrara-se na etnologia, as suas idéias têm muito que oferecer para o pensamento das sociedades antigas. Esses mundos distantes têm sido cenarios tanto das sociedades não-estatais como do surgimento dos primeiros estados.


Que se pode dizer do status político dessas sociedades "primitivas"? E o que dizer da guerra? Se as sociedades não-estatais são sociedades contra o Estado, como pudo o Estado surgir? E como é possível caracterizar as sociedades que resultam dessa "desventura"?


Os estudos aqui reunidos têm em comum o fato de partir deste tipo de questões em relação à história das sociedades antigas, à luz de conceitos de raíz clastreana. Mas não compartilham necessariamente a mesma estratégia analítica ou o mesmo tipo de apropriação destes conceitos.


Trata-se de algo muito diferente, são apenas estudos de sociedades antigas que compartilham idéias e sensibilidades sobre a forma de pensar o regime histórico-social, para os quais a obra de Pierre Clastres não é ajeia


 
INDEX



+INFO sobre o livro: Pierre Clastres y las soc. Antig.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Um Fulacht Fiadh à beira do Mar




Os restos de um Fulacht Fiadh, uma estrutura em forma de caixa da Idade do Bronze, a cerca de 4.000 anos de antiguidade, foi descoberta e encontra-se em estudo na Ilha de Coney, no Condado de Sligo (Irlanda).


Eamonn Kelly, diretor de antiguidades do Museu Nacional de Irlanda pensa que pudo ter sido utilizada para o banho ou para cozinhar durante a Idade do Bronze, quando o poço forrado de pedra teria estado enchido de água que se aqueceria com pedras quentadas previamente ao lumem.


A estructura que mede ao redor de um metro de longo e 80 cm de largo, foi identificada recentemente por Ciaran Davis, um estudante de arqueologia em IT Sligo, originario de cerca Rosses Point, que alertou ao museu. "Isto diz-nos que a gente que caminhava por esta praia faz 3.000 ou 4.000 anos, procurou esas grandes lousas de pedra, para construír cuidadosamente esta estrutura".



Há milhares Idade fiadh fulacht do bronze em toda a Irlanda, mas encontrar um em uma praia é um evento raro, disse o Dr. Marion Dowd, um professor do IT Sligo: "Não conheço outro exemplo em Cork, e az nos perguntar-nos por que quereria aquecer água salgada".


Sobre os usos da água aquecida nesta estrutura propuseram-se várias hipotesis: para cozinhar alimentos em locais fora dos assentamentos (vid video embaixo e a postagem aqui), para banhar-se a modo de banhos de vapor (tipo sauna), ou para



tingir tecidos ou mas recentemente para produzir a traves da fermentação pelo calor cerveja, numa interessante achega testada experimentalmente pelos arqueologos Billy Quinn e Declan Moore (mais info aqui e no video embaixo). No entanto neste caso o uso de água salgada semelha eliminar este ultimo uso alcoholico para o Fulach fiabh de Coney.


Segundo relata o Dr Dowd a estrutura era conhecida localmente como o "O poço dos desejos dos amantes", a lenda disse que qualquer pessoa que jazia no seu interior iria-se casar. Também era conhecido como "a tumba do marinheiro"



A tradição local sobre as propriedades do fulacht de Coney encaixa assim mesmo com um conjunto de tradições muito estendidas sobre determinadas pedras às que se atribuian propriedades fecundantes ou curativas várias, sobre as que se debia dormir ou passar uma noite para procurar os efeitos desejados (Alonso Romero, 2012)


O Dr. Kelly descreveu o achado como "muito importante" e disse que é "realmente extraordinário" que a estrutura tinha permanecido inalterada apesar de ser conhecida pela população local durante décadas. A datação por radiocarbono


Referências

"Bronze Age Fulacht Fiadh Excavated in County Sligo", Archaeology 18-09-2014

Mc Donall, M: "Prehistoric pit discovered on Coney Island beach", Irish Times 11-09-2014

Alonso Romero, F: Cultos y creencias en torno a los megalitos del área atlántica europea. Santiago de Compostela, 2012 pp. 123-136

Billy Quinn, B & Moore, D: "Ale, brewing and fulacht fiadh" Archaeology Ireland (disponivel em MooreGroup.ie)