segunda-feira, 31 de março de 2014

Living places, experienced places - Colóquio


Living places, experienced places
The Northwestern Iberia in Prehistory

Quando: 2-3 Maio
Onde: Braga


O Departamento de História da Universidade do Minho; Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória – CITCEM/UM; Associação Portuguesa para o Estudo do Quaternário – APEQ, organizam o terceiro Colóquio Enardas que leva por titulo Living places, experienced places. The Northwestern Iberia in Prehistory


Este colóquio tem como objetivo contribuir para aumentar os conhecimentos da Pré-história do Noroeste da Ibéria no contexto da Península Ibérica e de outras regiões periféricas. Os temas preferenciais de discussão organizam-se em torno de três sessões: Pedras e lugares gravados; Contextos e práticas funerárias; Depósitos e lugares de deposição, sendo desejável comunicações que tratem estes temas pensados na sua relação com o espaço e de forma holística.


Privilegiaremos, igualmente, as comunicações em que estes temas sejam abordados na perspetiva de que o Noroeste é um lugar de encruzilhada e de encontro entre tradições atlânticas e mediterrânicas.


Esta aberto o prazo para a presentação de comunicações as 3 sessões das que constara o colóquio coordenadas respetivamente por: 1) Engraved stones and places (Manuel Santos Estevez) 2) Burial contexts and pratices (Ana M. S. Bettencourt), 3) Hoards and depositions (Beatriz Comendador Rey), também haverá uma sessão de pósteres


+INFO no site do projetoENARDAS

sábado, 29 de março de 2014

Vivindo com os Mortos - Palestra


Living with the Dead

Quando: 2 Abril
Onde:  Gambelas


O Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia da Universidade do Algarve vem anunciar mais uma conferência do ciclo de palestras Arqueologia ao Sul, desta vez por Karina Croucher, com o tema Living with the dead: Mortuary practices from the Neolithic Near East, que se realizará no dia 2 de Abril de 2014 pelas 17:30 horas


Resumo
Esta presentação discute a evidência mortuária do Neolítico no Oriente Próximo (sudoeste da Ásia), um período crucial para o desenvolvimento da civilização, se consideramos a introdução da agricultura e das primeiras cidades sedentárias. Houve neste período várias formas de tratar os mortos, incluindo a fragmentação do corpo humano e a reutilização de partes do corpo, especialmente o crânio.


Entre estas práticas se incluiu o reboco dos crânios dos mortos, no que os rostos dos mortos foram recriados sobre seus crânios usando cal, barro e gesso. Esta palestra discute as interpretações recentes deste enigmático fenómeno, que incluem as conexões entre vivos e os mortos, e o papel tangível dos defuntos na vida dos vivos.


sexta-feira, 28 de março de 2014

Dos Montes, das Pedras e das Águas - Livro


Dos Montes, das Pedras e das Águas

Bettencourt, A.M.S. & Alvers, L.B.,. Dos Montes, das Pedras e das Águas. Formas de interacção com o espaço natural da pré-história à actualidade. Braga: CITCEM/APEQ. Braga, 2009 206pp.

Sinopse
Dos montes, das pedras e das águas. Formas de interacção com o espaço natural da pré- -história à actualidade é um livro que resulta de três vontades: a de pôr um grupo de investigadores das áreas da arqueologia, da antropologia e das ciências da terra a pensar no modo como as comunidades tradicionais interagiram com o espaço; a de 


re-flectirmos sobre as ferramentas metodológicas existentes para interpretarmos a forma como essa percepção se operou e a de dar voz a algumas comunicações apresentadas no âmbito da sessão A Arqueologia dos Espaços Naturais, realizada no âmbito o IV Congresso Nacional de Geomorfologia, em 16 de Outubro de 2008, em Braga


O conjunto de 10 artigos aqui publicados onde participam arqueólogos, antropó-logos e geólogos espelham e abordam estas problemáticas, numa diversidade meto-dológica e temática e numa transversalidade cronológica, enriquecedora e pertinente para quem procura corredores de diálogo para interpretar a História


 INDEX



Descarregar o livro em: Academia.edu

quinta-feira, 27 de março de 2014

Rathcroghan Conference 2014

Archaeology Above & Below

Quando: 4-6 Abril
Onde: Tulsk (Irlanda)


O Rathcroghan Visitor Centre hospedara um ano mais o seu congresso arqueológico anual que se celebrara entre os dias 4-6 de abril, no arredor do antigo complexo real de Cruachain. O fim deste Congresso é divulgar entre a gente do centro e oeste de Irlanda este paisagem arqueológico e natural único e criar um fórum de discussão sobre a (proto-)história deste assentamento


Desde há três anos, a Rathcroghan Conference têm procurado inspirar a interesse pelas disciplinas da história e arqueologia, uma curiosidade sobre desconhecido, e uma vontade de descobrir as lacunas que aparecem no conhecimento do passado. 


A cada ano, fornece-se um tema diferente a partir do qual os diversos ponentes pranteiam o seu discurso, de modo que constantemente se este há reavaliar e questionar o que se considera sabido com novas ideias e perspetivas. 


Este ano o titulo que foca o congresso e Archaeology Above & Below e discutira sobre as novas pesquisas que desde as chamadas técnicas de deteção remota se têm feito nos últimos anos por parte da arqueologia da paisagem na Irlanda e as Ilhas Britânicas em geral, e em Rathcroghan em particular.


 Programa



+INFO no site da: Rathcroghan Conference

VELEIA Nº 30


VELEIA Nº 30, 2013


INDEX



Ir ao site da revista: Veleia

quarta-feira, 26 de março de 2014

O Mundo ao Revês - Exposição


Le Monde à L´Envers

Quando: 26 Março - 4 Agosto
Onde: Marselha


Hoje dia 26 de Março inaugura-se a exposição Le Monde à l’Envers - Carnavals et Mascarades d´Europe et Méditerranée organizada pelo Musée des Civilisations de l´Europe et de laMéditerranée (MuCEM) situado na cidade de Marselha (França).


Há muitas maneiras de olhar para uma exposição sobre o entrudo, sinaladamente ao redor da máscara, o disfarce, a loucura coletiva, oferecendo uma descrição histórica e tipológica das diferentes partes ou uma abordagem mais técnica focada sobre a artesoaria e em como é desenvolvida pela mascarados, em quanto indivíduos que dão livre curso à sua imaginação na confeição dos seus trajes e mascaras.


A exposição "O Mundo ao revés" convida a uma viagem pelo imaginário carnavalesco. O percurso comporta momentos de poderosa imersão de reflexão sobre o que este festival nos ensina sobre nós mesmos e as sociedades contemporâneas. Uma das principais razões para o renascimento atual dos carnavais e mascaradas é o fascínio num público que busca o sentido e autenticidade, o caráter arcaico da festa de carnaval.


As Mascaradas rurais e os Entrudos ditos "tradicional" ou "históricos"​​ renascem, às vezes contando com os escritos de antropólogos ou folcloristas do final do século XIX. Atores e espetadores evocar a necessidade de perpetuar uma comunidade "ancestral" e o seu próprio ritual, mesmo se ele é em grande parte reinventado.


Pelo que toca a parte galega desta exposição os nossos amigos da Sociedade Antropológica Galega (SAGA) têm aportado parte dos fundos visuais das suas pesquisas sobre este tema entre os que figura a imagem do próprio cartaz da mostra.



 Esta exposição temporal vai estar aberta desde o 26 de março até o 4 de agosto de 2014


+INFO no site do:  MUCEM

Os Hipogeus de Aljezur - Palestra


Os hipogeus de Aljezur

Quando: 28 Março
Onde: Gambelas


O Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia da Universidade do Algarve vem anunciar mais uma conferência do ciclo de palestras Arqueologia ao Sul, desta vez por Elisabete Barradas, com o tema Os hipogeus de Aljezur: velhos dados e novas descobertas, que se realizará no dia 28 de Março de 2014 pelas 16:00 horas

Resumo
No último quartel do século XIX, foi identificado e escavado por Estácio da Veiga, junto à Igreja de N. Srª de Alva, em Aljezur, um monumento funerário coletivo, por ele designado como Estação-tumulus de Aljezur. Neste sepulcro surgiram restos osteológicos pertencentes a pelo menos 30 indivíduos e recolheu-se um espólio rico e diversificado, compatível com cronologias do Neolítico final/Calcolítico inicial, destacando-se um importante conjunto de placas de xisto, para além de outros artefactos usuais neste tipo de contextos funerários.


O monumento, hoje muito provavelmente destruído, seria uma gruta artificial escavada na rocha, com uma planta irregular, sem paralelos no território português, formada por seis hemiciclos dispostos em planos escalonados, segundo as descrições e desenhos apresentadas pelo autor nas Antiguidades Monumentais do Algarve.


As escavações realizadas em 2011 e 2013 no Sítio da Barrada, no âmbito de um projeto de investigação plurianual dirigido por Silvina Silvério, Elisabete Barradas e Maria João Dias da Silva, permitiram descobrir dois hipogeus, relativamente próximos do local onde terá existido o referido sepulcro. O hipogeu I da Barrada, cuja escavação está quase concluída, encontrava-se selado pelo abatimento da cúpula e tem revelado um grande potencial científico.


Pretende-se nesta comunicação, com base nas informações antigas e nos dados das escavações recentes, caracterizar os hipogeus de Aljezur e aprofundar algumas questões relacionadas com as práticas funerárias destas comunidades que depositaram aqui os seu mortos nos finais do 4º e inícios do 3º milénio a.C.


terça-feira, 25 de março de 2014

HERAKLEION Nº 6



HERAKLEION
Número 6, 2013


Ceramiche fenicie di importazione dal sito nuragico di Sant’Imbenia (Alghero, SS), Sardegna  pp. 5-26
Beatrice De Rosa

Murallas fenicias de occidente. Una valoración conjunta de las defensas del Cerro del Castillo (Chiclana, Cádiz) y del Cabezo pequeño del Estaño (Guardamar, Alicante)  pp. 27-75
Paloma Bueno, Antonio García Menárguez & Fernando Prados

Uma necrópole esquecida? o Casalão de Santana (Sesimbra)  pp. 77-94
Francisco B. Gomes

El sistema de caminos reales en el Asia menor aqueménida
pp. 95-130
Joaquín Velázquez Muñoz

Documento epigráfico conservado en el museo arqueológico P. Alejandro Recio de Martos pp. 131-137
Claudia Pau & Antonio Ruiz Parrondo 

Recensiones

Timoleonte e la Sicilia della seconda metà del IV secolo a.C. A del VII Convegno di studi (Caltanissetta, 22-23/05/2010) [Triskeles, VII], Congiu, M; Micciché, C. y Modeo, S., a.c.d. pp. 139-144
Paolo Daniele Scirpo

Política y género en la propaganda en la Antigüedad. Antecedentes 
y Legado, Domínguez Arranz, A., ed. pp. 145-147
Patricia González Gutiérrez

Normas de publicación pp. 149-150


Ir ao número da revista: Herakleion

segunda-feira, 24 de março de 2014

Biografias, Praticas e Cambio Social - Palestra


Biographies, Practices & Social Change

Quando: 26 Março
Onde: Gambelas


O Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia (NAP) da Universidade do Algarve vem anunciar mais uma conferência do ciclo de palestras Arqueologia ao Sul, desta vez por Katina Lillios, com o tema Biographies, Practices and Social Change: multiscalar research at the Late Neolithic-Early Bronze age collective burial of Bolores, Portugal, que se realizará no dia 26 de Março de 2014 pelas 17:30 horas

Resumo
A fim de melhor articular os modos de vida e o transito à morte os povos do neolítico final na Península Ibérica e lançar luz sobre a natureza da paisagem social durante este tempo, escavações interdisciplinares e colaborativos têm sido realizados desde o ano 2007 no enterro do Neolítico Final e inícios da Idade do Bronze de Bolores, Portugal. 


A palestra, discutira as análises do uso do espaço nesta pequena gruta artificial, as biografias dos adultos e crianças enterrados nela, e as interações que os vivos têm com estes mortos ao longo do tempo. Também se apresentaram as bases metodológicas e interpretativas usadas ​​para analisar o sitio, consistem em combinar as analises bio-arqueológicos e da arqueotanatologia junto com o SIG.


domingo, 23 de março de 2014

+100 MIL Visitas - Obrigado a todos


Hoje dia 23 de Março nosso blogue acaba de ultrapassar a barreira das 100 Mil consultas, une-se há isto que igual há pouco menos de um mês a pagina em Facebook do Archaeoethnologica chegou os 1000 "gostos" e a nosso Twitter anda-os roçando nos seus 999 seguidores


E aqui seguimos depois de 7 anos e mais de 800 postagens, com leitores repartidos por quase todos os continentes (façamos exceção da Antártida, claro), uma vocação internacional que nao surpreende já num blogue lusofono como é este pois já comentáramos há dois anos quando superarvamos as Mil visualizações que os 3 países nos que soe ser lido o Archaeoethnologica  são:


EE.UU, Brasil e Espanha (normalmente neste ordem), seguidos de Portugal e em menor medida outros países, europeus e não europeus (China e Hong-Kong não têm faltado na lista). Sendo este um blogue de informação científica, e com uma temática amplia.


Baseada inicialmente na arqueologia, antropologia e a historia e em distintas áreas temática que formavam parte da minha pesquisa pessoal ou bem de jeito mais geral dos interesses intelectuais e teóricos próprios (como a Ciência Cognitiva ou o Direito) não deixa de resultar uma satisfação comprovar que os temas e novas que expomos neste modesto blogue são de interesse para o nosso público


Desde o Archaeoethnologica queremos agradecer (de novo) e partilhar com todos os nossos leitores este momento: Muito obrigado a todos vos!.


sábado, 22 de março de 2014

Sol-pôr na Pedra dos Guerreiros





O próximo dia 29 de Março terá lugar baixo o titulo de Sol-pôr na Pedra dos Guerreiros uma visita guiada ao petróglifo de Pedra das Procissões (Gondomar) a cargo do arqueólogo Manuel Santos Estevez. Para assistir e preciso inscrever-se contactando com os organizadores


sexta-feira, 21 de março de 2014

Ficheiro Epigráfico Nº 117

FICHEIRO EPIGRÁFICO 117 - 2014


Acaba de sair do prelo o último número da revista Ficheiro Epigráfico, suplemento de Conímbriga, neste número dá-se notícia de 3 novas inscrições: um terminus de propriedade e um abecedário topados Torre de Moncorvo e um grafito da zona de Cascais


INDEX

501 - 502 - Duas epígrafes romanas do sítio fortificado do Castelinho (Cilhades, Felgar, Torre de Moncorvo)
Filipe J. C. Santos, Fábio Rocha, Eulália Pinheiro

503 - Grafito em imbrex de Freiria (Conventus Scallabitanus)
Guilherme Cardoso, José d'Encarnação


Ir ao número da revista: FE

quarta-feira, 19 de março de 2014

Monte Bernorio no seu Entorno - Seminario


Seminario X Aniversario Monte Bernorio en su Entorno

Quando: 27-28 Março
Onde: Madrid




Durante dois dias o seminário, percorrera a Idade do Ferro, a cultura dos oppida na Europa, e todas as feições pesquisadas durante os últimos anos sobre a cidade fortificada de Monte Bernorio: construção territorial, economia, religião, urbanismo, cultura material.


No seminário tratar-se-ão os dois acontecimentos bélicos que marcaram a história do enclave: as Guerras Cântabras e a Guerra Civil Espanhola. Além das conferências dadas pela Equipa do Projeto Monte Bernorio, contaremos com a presença de grandes figuras da Proto-história, como os Professores Martín Almagro Gorbea, Gonzalo Ruiz Zapatero ou Luis Berrocal. 


O seminário decorrera no Salão de Atos da Faculdade de Geografia e História da Univ. Complutense. O acesso será livre e gratuito.


Programa



+INFO no site do Projeto:  Monte Bernorio

terça-feira, 18 de março de 2014

Estrutura Domestica e Espaço Social - Livro


De la Estructura Doméstica al Espacio Social

Gutiérrez Lloret, S. & Grau Mira, I., De la estructura doméstica al espacio social. Lecturas arqueológicas del uso social del espacio. Universidad de Alicante, Alicanta, 2014, 356pp.  ISBN: 978-84-9717-287-5


Sinopse
O espaço construído constitui um cenário social privilegiado, um médio de expressão e transmissão de condutas e comportamentos sociais, que interessa por igual a antropólogos, historiadores, arqueólogos e arquitetos, com as suas específicas ferramentas para a análise social da domesticidade.


Essa preocupação comum permite superar os âmbitos disciplinares fechados e transcender o corsé da periodização histórica, sem esquecer a casuística particular dos relacionamentos entre os meios construídos e a estrutura social que os concebe e executa através de expressões arquitetónicas concretas.


Este volume coletivo recolhe vinte e um trabalhos que transitam pelo espaço social desde a Pré-história até os tempos modernos, em singular e em plural, em feminino e em masculino, através de vozes e perspetivas procedentes de diversos locais do âmbito mediterrâneo.


As diversas contribuições giram em torno de duas perspetivas fundamentais: as visões diacrónicas do uso social do espaço e as leituras antropológicas e disciplinares da domesticidade e os espaços sociais.


De um lado, a perspetiva diacrónica organiza as contribuições deste volume. De outro, os temas transversais de leitura social, padrões de comportamento nas formas de habitar e a seu entrelaçamento com pautas económicas, políticas ou rituais, permitem um frutífero diálogo entre posições teóricas, aproximações formais e épocas diferentes


 INDEX



+INFO sobre o livro: De la estructura doméstica...

sábado, 15 de março de 2014

O Livro de Kells On-Line



Como parte da celebração do Dia de São Patrício o Trinity College de Dublin anuncia que o Livro de Kells é agora em sua totalidade visível no novo repositório digital online da sua Biblioteca (Digital Collections). As imagens do Livro de Kells originalmente capturadas por Faksimile Verlag, Lucerna, Suíça, em 1990


foram recentemente examinados novamente usando usando os novos meios das tecnologias da imagem. Estas novas imagens digitais oferecem uma visão em alta resolução que é a mais precisa até à data, proporcionando uma experiência que penas perde diante a visualização do livro em pessoa.


Link direto para o Livro de Kells on-line

Além disso, põe-se ao dispor uma nova aplicação para iPad sobre o livro de Kells, com funcionalidades adicionais e comentários.


sexta-feira, 14 de março de 2014

Iberos do Ebro - Livro em Open-Access


IBEROS DEL EBRO

Belarte, M.C, Benavente, J.A., Fatás, L, Diloli, J., Moret, P. & Jaume Noguera, J., Iberos del Ebro. Actas del II Congreso Internacional. ICAC, Tarragona, 2012  424pp.  ISBN: 978-84-940565-1-2


Sinopse
Este volume recolhe as intervenções apresentadas no II Congresso Internacional Iberos do Ebro, que teve lugar a Alcanhíz e Tivissa do 16 ao 19 de novembro do 2011. Este congresso nasceu do precisado de analisar os resultados obtidos das intervenções realizadas no território da conca do Ebro durante os dez anos decorridos desde a celebração do congresso de Tivissa Ibers a l´Ebre, em novembro de 2001.


Os organizadores vão prioritzar obter uma perspectiva global sobre a cada um dos temas tratados por em cima das visões particulares, através ponencias de ponencias de conjunto segundo a temática e a cronologia, que obrigavam ao diálogo e consenso em cada caso. Também se tiveram em conta as particularitats da cada território.


 Programa



Descarrega-o no site do: ICAC

quarta-feira, 12 de março de 2014

Lisboa Pré-Classica - Exposição


LISBOA PRÉ-CLASSICA

Quando: 13 Maio -31 Março
Onde: Lisboa


A próxima quinta-feira dia 13 de março inaugura-se exposição Lisboa - Pré-clássica: um porto mediterrânico no litoral atlântico na Galeria Millennium de Lisboa

A exposição oferece uma viajem às origens da cidade, quando colonizadores do Mediterrâneo Oriental navegaram até ao estuário do Tejo e nos legaram os primeiros vestígios urbanísticos, artefactos da vida quotidiana e outros, que pudemos relacionar com as artes de navegar. A investigação que tem vindo a ser desenvolvida sobre a Idade do Ferro de Lisboa tem revelado o caráter orientalizante da ocupação, com fortes relações com o Mediterrâneo Oriental.

Os materiais arqueológicos encontrados em várias áreas da colina do Castelo e da Baixa Pombalina inscrevem-se num processo de colonização marítima, protagonizada por grupos humanos fenícios, muito especialmente tírios. A navegação é um aspeto central desta diáspora, uma vez que a chegada de populações exógenas se fez através do Mediterrâneo, primeiro e do Atlântico, depois.

O Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros é um dos sítios centrais desta reconstituição histórica, a que se pode aceder, quer na exposição Lisboa pré-clássica, um porto mediterrâneo no litoral atlântico, quer através da visita às ruínas arqueológicas do NARC, onde se conservam os mais extraordinários vestígios urbanísticos da Idade do Ferro na cidade de Lisboa.