quinta-feira, 30 de maio de 2013

Artesãos e Comercio entre Hallstatt e La Téne

8º Journée de Protohistoire Celtique de l’ENS

Quando: 7 Junho
Onde: Paris





O final do período de Hallstatt viu o desenvolvimento, a costa das residências principescas, de estabelecimentos de menor importância, não fortificados, às vezes densamente ocupados, e claramente orientados para a produção de bens manufaturados (especialmente metal).


Estas jornadas pretendem discutir a situação socioeconómica destes assentamentos e tentar identificar os grupos sociais motores neste processo e as consequências que essas mudanças, especialmente as económicas, tiveram sobre o modo de vida dos celtas do século V a.C.


 Programa



segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Celtismo Peninsular e Centroeuropeu


A próxima quarta-feira dia 29 de maio, celebrara-se na Casa de Galiza em Madrid uma Mesa Redonda que terá por titulo O Celtismo Ibérico e a sua relação com o Centroeuropeu.



Na mesa redonda intervirão Thomas G. Schattner, diretor científico do Instituto Arqueológico Alemão; Armando Coelho Ferreira da Silva, professor da Faculdade de Arte da Universidade de Porto, o Jesus Javier de Hoz Bravo, professor da Departamento de Filologia da Universidade Complutense, o que isto escreve Marcial Tenreiro, Professor de História Antiga da UNED, junto com Martín Almagro Gorbea, Antiquário da Real Academia da História, quem moderará a Mesa.



Deixamos-vos aqui debaixo o resumo da nossa intervenção na Mesa Redonda que levara por titulo: La Lanza en el agua, la espada en la piedra. Un ritual entre celtas y germanos


Resumo
Esta intervenção terá como foco o estudo diacrónico de uma série de rituais relacionados com as armas e a guerra que encontramos atestado entre os celtas e germanos de época histórica e que, porém, consideramos podem votar alguma luz sobre o estudo de depósitos rituais de armas durante o Bronze Final e Idade do Ferro. Se sinalará de passo a utilidade uma aproximação interdisciplinar, que incluía distintos tipos de fontes, desde a etnografia à história do direito, ademais das propriamente arqueológicas para obter uma compreensão mais profunda destes fenómenos durante a proto-história europeia e peninsular


+INFO no site da:   Casa de Galicia

Estudando os Objetos Metálicos - Palestra


Dia 30 de Maio de 2013, dentro do Ciclo de Conferências Entre Hefesto e Prometeus celebrara-se uma conferência a cargo dos Professores Drs Paolo Piccardo e Marianne Mödlinger, do Departamento de Quimica e Quimica Industrial (DCCI)da Universidade de Génova que terá por titulo Studying Ancient Metallic Objects: a protocol of investigation. A conferência irá decorrer pelas 17 horas, na sala de reuniões do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação.



Resumo
O estudo de caso apresentado incidirá sobre os processos de fabricação de capacetes, torresmos e couraças da Idade do Bronze europeia. A área de estudo é a Bacia dos Cárpatos e o leste da área Alpino-Cárpatica, onde foram topados as primeiras mostras de armas defensiva da primeira Idade do Bronze.


A análise das propriedades dos materiais e das formas de fabricação aumenta o conhecimento sobre a capacidade dessas armas para suportar o impacto durante o combate. As análises de superfície para detetar vestígios de fabrico e de utilização, a composição da aliagem, microestrutura e tipos de corrosão da armadura serão igualmente discutidos. 



Os resultados igualmente permitem a melhorar a conservação das peças ao identificar os produtos e evolução da corrosão em estes objetos.


+INFO no site do: Inst. Terra e Memoria

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Harvey Whitehouse - Entrevista



Aproveita-mos para deixarvos o video de esta pequena entrevista ao antropologo cognitivo Harvey Whitehouse, catedrático de antropologia social e diretor do Centro de Antropologia e Mente da Universidade de Oxford, e fundador do Instute of Cognition and Culture, da mesma universidade.

Ritual na Ilha de Tanna, Vanuatu, foto:Joey L

Em ela Whitehouse explica o percorrido intelectual que o levou a formular a sua teoria dos “modos de religiosidade” iniciado pelo seu livro Arguments and Icons e desenrolada em varias obras coletivas. Ao mesmo tempo expõe alguma das prospetivas deste enfoque para a história das religiões e, sobre tudo para o estudo do ritual e da ritualidade em diversos contextos, e para diversas disciplinas desde a propria antropologia à arqueologia

Bucrânio em Catalhoyuk

A entrevista foi realizada pelo projeto LEVYNA (Laboratory for the Experimental Research of Religion) e pode ser consultada igualmente na web desta instituição


terça-feira, 21 de maio de 2013

Ways to Protolanguage 3

WAYS TO PROTOLANGUAGE 3

Quando: 25-26 Maio
Onde: Wroclaw (Polonia)


Os próximos dias 25-26 de maio celebrarase na cidade polonesa de Wroclaw a 3º ediçao do Congresso Ways to Protolanguage que este ano tera como plenary speaker a Robin Dunbar, Joesp Call, e Peter Gärdenfors

Robin Dunbar

Ways to Protolanguage é uma conferência bienal organizada pelo Departamento de Inglês da Nicolaus Copernicus University de Toruń, o Comité de Filologia da Academia Polonesa de Ciências, a Wroclaw Branch a Escola filológica do Ensino Superior de Wroclaw.



Um dos principais objetivos desta conferência é reunir pesquisadores que representativos de diversas de áreas, a fim de obter uma perspetiva multidisciplinar sobre a ampla gama de evidências relevantes atualmente disponíveis sobre o problema a evolução da linguagem.



O foco do congresso são os estágios iniciais do surgimento do pensamento simbólico, e comunicação linguística , nos hominídeos. A conferência irá refletir a natureza intrinsecamente interdisciplinar deste tipo de investigação sobre as origens e evolução da linguagem.


Programa



segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ethnoarqueologia Juridica do Touro - Resumo

Deixamos-vos aqui o resumo da nossa futura intervenção o próximo sábado no Congresso o Cavalo e o Touro, Mito e Ritual: Para uma etnoarqueologia jurídica do Touro


Resumo
A presente comunicação centra-se em duas práticas relacionadas com o touro que se podem encontrar em diferentes partes da Península Ibérica. De um lado, trataremos os rituais de delimitação nos quais os bovídeos intervêm como parte dos atos de definição do perímetro de um território, e nos que se observa um componente mágico que os conecta com os rituais de fundação.



Do outro lado, a serie de tradições e lendas sobre o confronto entre dois bois que representam a comunidade e que se associam com a delimitação de fronteiras entre vizinhanças, zonas de pastagem, etc.
Em ambos os casos, pode-mos ver semelhanças com mitos e rituais presentes em outros lugares da Europa Continental e Ilhas Britânicas.



Os quais juntamente com a presença ocasional de tais costumes em documentos medievais e modernos de caráter jurídico, permitem observar fenómenos de longue durée em torno desses usos consuetudinários, que nos referem em último término, quando menos, ao mundo céltico.



Esta abordagem comparativa, porém põe de manifesto a necessidade de uma estratégia de pesquisa que permita cruzar diferentes fontes, desde a etnografia à história do direito, além das propriamente arqueológicas, para a compreensão deste tipo de fenómenos



Podeis consultar uma versão inglesa junto coa portuguesa aqui


O Cavalo e o Touro - Programa definitivo

O CAVALO E O TOURO NA PRÉ-HISTÓRIA E NA HISTÓRIA
Congresso Internacional

Quando: 15-19 Maio
Onde: Golegã e Chamusca


Aos poucos dias de marchar para participar no I Congresso Internacional O Cavalo e o Touro na Pré-História e na História que entre os dias 15 e 19 de Maio se celebrara nos concelhos de Golegã e Chamusca (distrito de Santarém), deixamos-vos aquí para ir abrindo boca o programa definitivo junto com os resumos das intervenções no Congresso, no que como já temos comentado o Archeoten que esto escreve participa junto com o nosso colega Pedro R. Moya, com uma intervenção intitulada Mito e Ritual: Para uma etnoarqueologia jurídica do Touro.


Programa e Resumos



+INFO no site de:  O Cavalo e o Touro

domingo, 12 de maio de 2013

Celtic from the West 2 - Livro

CELTIC FROM THE WEST 2

John T. Koch & Barry Cunliffe, Celtic from the West 2: Rethinking the Bronze Age and the Arrival of Indo-European in Atlantic Europe. Oxbow Books, Oxford, 2013 237pp.   ISBN: 9781842175293


Sinopse
A Fachada atlântica da Europa tem sido tratada como marginal para a formação da Idade do Bronze europeia e do quebra-cabeça da origem e primeira disseminação das línguas indo-europeias. Até recentemente, a ideia de que a Europa Atlântica era um mundo totalmente pré-indo-europeu durante a Idade do Bronze ficou plausível.



O rápido crescimento da evidência sobre a pré-história e mais tardiamente sobre as línguas pré-romanas do Ocidente esta tendendo cada vez mais a excluir essa possibilidade. Por isso, é hora de focar a atenção novamente na lista de "suspeitosos" habituais, de serem possíveis evidências arqueológicos sobre a chegada desta grande família de línguas e, assim mesmo, da emergência do seu ramo céltico.



Esta reconsideração do problema lança inevitavelmente uma nova luz penetrante sobre a formação de pré-história tardia da Europa Atlântica e as implicações das novas evidências para a consideração das ligações inter-regionais desta área.


INDEX



+INFO sobre o livro:  Celtic from the West 2

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Antropologias Sanguentas - JRAI 19

JRAI Vol. 19, Supplement 1
Blood will out: essays on liquid transfers 
and flows



Introduction: blood will out
Janet Carsten   pp.1–23

Lifeblood, liquidity, and cash transfusions: beyond metaphor in the cultural study of finance
Kath Weston   pp. 24–S41

The way blood flows: the sacrificial value of intravenous drip use in Northeast Brazil
Maya Mayblin   pp. 42–56

Medieval European conceptions of blood: truth and human integrity
Bettina Bildhauer  pp. 57–76

The blood of Abraham: Mormon redemptive physicality and American idioms of kinship
Fenella Cannell   pp. 77–94

Who is my stranger? Origins of the gift in wartime London, 1939-45
Nicholas Whitfield   pp. 95–117

Bloodlines: blood types, identity, and association in twentieth-century America
Susan E. Lederer   pp. 118–129

‘Searching for the truth’: tracing the moral properties of blood in Malaysian clinical pathology labs
Janet Carsten   pp. 130–148

The art of bleeding: memory, martyrdom, and portraits in blood
Jacob Copeman   pp.149–171

Blood and the brain
Emily Martin   pp.172–184


Ir ao número da revista:  JRAI

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bairros Artesanais na Grécia Antiga -Livro

QUARTIERS ARTISANAUX EN GRÈCE ANCIENNE

Esposito, A. & Sanidas, G. M. (eds), Quartiers artisanaux en Grèce ancienne. Une perspective méditerranéenne, Septentrion Presses Universitaires, 2012,  410 pp.   ISBN: 2-7574-0416-4


Sinopse
A organização da cidade grega e, em geral, do habitat agrupado antigo por "áreas especializadas" constitui um leitmotiv na arqueologia clássica. Renovação das pesquisas sobre a cidade e sobre a implantação nela das atividades económicas exige, entre outras coisas, o estudo da concentração de atividades produtivas nas áreas urbanas. O conceito de "bairro", e especialmente o de "bairro especializado" é muitas vezes aplicado de jeito reducionista as realidades urbanas antigas.



Este livro recolhe dezanove contribuições que apresentam abordagens gerais ou estudos de caso sobre vários aspetos que permitam olhar de forma renovada e com uma perspetiva cronológica e geograficamente mais ampla, a questão de "bairros artesanais" na Grécia. Partindo da evidência arqueológica, confrontada com fontes textuais, este assunto é iluminado por uma nova luz.



Arqueólogos e historiadores de sete países diferentes destacar a complexidade e diversidade de locais, reexaminam a natureza das concentrações espaciais e muitas vezes reavaliar as ideias a partir da documentação recente ou da reconsideração de restos já conhecidos. Em conjunto a obra contribuí ao debate e oferece novas achegas para enfrentar o funcionamento da cidade grega antiga grega.


INDEX



+INFO sobre o livro:  Quartiers Artesanaux ...

sábado, 4 de maio de 2013

Os gauleses ao borde da água - Congresso

Les Gaulois au fil de l’eau
37e Colloque international de l’AFEAF

Quando: 11 maio 2013
Onde: Montpellier


O Simpósio 37 da AF.E.A.F. será realizado na quarta-feira 8 de maio, sábado 11 de maio, 2013 em Montpellier. Ele é co-organizado pela UMR 5140: Archéologie des sociétés Méditerranéennes e a AFEAF (Assocíatíon Française pour l´Etude de l´Age du Fer) com a ajuda de vários parceiros

reconstrução de deposição aquática baseada no jazigo de La Téne

Pela segunda vez, a conferência é organizada em torno de um único tema monográfico, que tenta estabelecer contacto entre a pesquisa regional na França, com o contexto europeu. Como marco geográfico das zonas costeiras e lacunares que leva centrado as direções da pesquisa da UMR Archéologie des sociétés Méditerranéennes levou a propor por tema unificador o da água

Lago Neuchâtel, Suiça

O qual será desenvolvida ao longo de durante diferentes as sessões temáticas (vid. convocatória) que abrangeram desde a importância das águas como meios de comunicação, nos aproveitamentos pesqueiros, até o próprio papel do meio aquático no ritual e nas crenças da Idade do Ferro. Em quanto a cronológica esta cobre a Idade do Ferro inteira desde o século VIII a.C. ao I da nossa era.


Programa



+INFO no site da:  AFEAF

sexta-feira, 3 de maio de 2013

As Origens dos Irlandeses - J. P. Mallory

The Origin of The Irish

J.P. Mallory, The Origins of the Irish Thames and Hubson, 2013  320pp  ISBN 9780500051757


Sinopse
Os Estudiosos têm intrigado o enigma das origens dos irlandeses por mais de mil anos, mas -segundo o autor- sem nenhuma resolução clara. Os irlandeses medievais criaram uma elaborada narrativa de suas origens que tem assombrado gerações de arqueólogos, linguistas e ainda aos modernos geneticistas.

Livro de Leinster, Trinity College, fonte: ISOS

O livro de Mallory enfatiza que os irlandeses não têm uma única origem, mas são um produto de múltiplas influências que só pode ser rastreado através do emprego de arqueologia, genética, geologia, linguística e mesmo a mitologia. Começando com a colisão geológica que fundiu as duas metades da Irlanda, o autor traça a longa viagem da Irlanda para se tornar uma ilha. Examina as fontes arqueológicas sobre os primeiros povoadores da Irlanda e por que eles ter procurado este lugar da da Europa para estabelecer-se.

Teamhair na Rí, Tara Co. Medh, Leinster

Trata-se assim mesmo o problema das origens dos primeiros agricultores e o seu impacto sobre a Ilha, temática a que sege um exploração sobre os metalúrgicos da Idade dos metais; desde o cobre até o ferro, e como eles introduzir à Irlanda nas orbitas mais amplas da culturas europeias contemporâneas

Reconstrução de casa neolítica no Irish National Heritage Park

Mallory expõe e avalia as explicações tradicionais da pré-história da Irlanda à luz das pesquisas mais recentes e novas teorias sobre as origens dos irlandeses, abordando de passo polémica questão dos Celtas, da celticidade irlandesa e das evidencias linguísticas sobre o irlandês como língua.


INDEX

Introduction

Chapter One: The Origins of Ireland

Chapter Two: First Colonists

Chapter Three: First Farmers

Chapter Four: Beakers and Metals

Chapter Five: The Rise of the Warriors

Chapter Six: The Iron Age

Chapter Seven: The Native Version

Chapter Eight: Skulls, Blood and Genes

Chapter Nine: The Evidence of Language

Chapter Ten: The Origins of the Irish


+INFO sobre o livro: The Origin of the Irish


Postagem relacionada: Nos Começos da Britania ...

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Cerâmica em Contextos Rituais - Livro

La Céramique dans les contextes rituels

Denti, M & Tuffreau-Libre, M (dir.), La céramique dans les contextes rituels. Fouiller et comprendre les gestes des Anciens, PUR, Rennes 2013    240pp.   ISBN: 978-2-7535-2105-6


Sinopse
Este livro, analisa os modos e formas de deposição da cerâmica em contextos rituais, tratando a problemática da escolha entre as diferentes categorias tipológicas e funcionais, a combinação entre umas e outras e/ou como se associam estes restos cerâmicos com outros tipos de materiais depositado junto a eles, assim como a descrição dos possíveis atos de fragmentação intencional dos vasos que dão lugar a este tipo de registo.



Os estudos envolvidos abrangem contextos arqueológicos, cronológicos, e geográficos muito diferenciados, desde a Idade do Bronze até à Idade Média, na Gália, Itália, Espanha e o mundo grego. O objetivo e desenvolver as questões cruzadas entre e relações dialéticas que emergem desta problemática desde um paradigma diacrónico e baseado em estudos de caso aportados pela arqueologia regional.



Através destas sínteses ou exemplos pontuais, tentam-se abordar uma e uma série de temática que poderíamos: os problemas de tipo teórico e pragmático da pesquisa sobre no campo, as implicações que a atenção aos contextos de descobrimento de caráter ritual tem em geral no estudo de mobiliário arqueológica, e finalmente o proprio papel da análise cerâmica no processo de compreensão da natureza dos contextos arqueologico de carater ritual.


INDEX



+INFO sobre o livro:  Le Ceramique em Contextes...

World Archaeology 45/1, 2013

WORLD ARCHAEOLOGY 45/1, 2013
    
Archaeology of Religious Change



Articles

Archaeology of religious change: introduction   pp. 1-11
Julia Shaw

The earth, the sky and the water's edge: changing beliefs in the earlier prehistory of Northern Europe  pp. 12-26
Richard Bradley & Courtney Nimura

The significance of places: the Christianization of Scandinavia from a spatial point of view   pp. 27-45
Anders Andrén

Fragments of a conversion: handling bodies and objects in pagan and Christian Scandinavia ad 800–1100   pp. 46-63
Julie Lund

‘The sieidi is a better altar/the noaidi drum's a purer church bell’: long-term changes and syncretism at Sámi offering sites   pp. 64-82
Tiina Äikäs & Anna-Kaisa Salmi

Archaeologies of Buddhist propagation in ancient India: ‘ritual’ and ‘practical’ models of religious change  pp. 83-108
Julia Shaw

Islamicization or Islamicizations? Expansion of Islam and social practice in the Vega of Granada (south-east Spain)   pp. 109-123
José C. Carvajal

Beyond the Dreamtime: archaeology and explorations of religious change in Australia   pp. 124-136
Peter Hiscock

Change and permanency on the coast of ancient Peru: the religious site of Pachacamac   pp. 137-160
Peter Eeckhout

The Spanish conquest and the Maya collapse: how ‘religious’ is change?   pp. 161-185
Elizabeth Graham, Scott E. Simmons & Christine D. White

Reformation of the English cathedral landscape: negotiating change in York Minster Close c. 1500–1642   pp. 186-205
Stefania Merlo Perring


Ir ao número da revista:   WA 45/1