sexta-feira, 10 de agosto de 2012

MUGE 150 - Convocatória

MUGE 150
Comemoração dos 150 anos da descoberta dos concheiros mesolíticos

Quando: 21-23 março, 2013
Onde: Salvaterra de Magos


Em 1863, Carlos Ribeiro da Comissão Geológica Portuguesa, descobriu os primeiros concheiros mesolíticos de Muge. Estes foram dados a conhecer ao mundo em 1880 no Congresso Mundial de Antropologia e Arqueologia Pré-históricas que se realizou em Lisboa. Com talvez a excepção da arte Paleolítica do Vale do Côa, os concheiros de Muge são o complexo arqueológico mais conhecido internacionalmente e, do ponto de vista científico, um dos conjuntos mais importantes da Arqueologia Portuguesa.



Em 2013 celebrar-se-ão os 150 anos da descoberta dos concheiros e com o objectivo de se organizar um congresso internacional, a ter lugar entre 21 e 23 de Março de 2013 em Salvaterra de Magos, uniram-se, até ao momento, um conjunto de instituições, autárquicas, privadas e científicas, nomeadamente o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu Geológico, as Universidades de Coimbra e do Algarve, a Casa Cadaval (proprietária dos terrenos onde se encontram as jazidas arqueológicas), a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e a National Geographic Portugal.


A Comissão Científica, composta por Cleia Detry (UNIARQ, Universidade de Lisboa), Eugénia Cunha (Universidade de Coimbra), T. Douglas Price (University of Wisconsin, Madison) e pelo signatário Nuno Bicho, iniciou já os convites a uma lista de cerca de uma vintena de especialistas na matéria, provindos um pouco de toda a Europa, EUA e Canadá.


O call for papers está aberto, podendo-se  proceder ao envio de propostas para comunicações orais e posters até o dia 15 de outubro


+INFO no site de:  MUGE 150

2 comentários:

  1. +INFO no site de: MUGE 150 is a bad link.

    ResponderEliminar
  2. the link was correct, but it seen that after the Congress (21-23 March) the official web of the Congress was put in sale and became the web of a acne product :-(

    ResponderEliminar